Thursday, August 13, 2009

A grande descoberta de Neguinho

Este post não tem nada a ver com com NY - bom, indiretamente até tem.

Saiu no blog Roda de Samba, do site do jornal Extra: Neguinho da Beija-Flor é furtado na Europa

O crime aconteceu na Itália. Neguinho - que perdeu dinheiro, mala, laptop e passaporte - conta:

“Visitamos o Vaticano, o Coliseu e depois fomos a uma praia tirar fotos. Quando voltamos, nossa van estava arrombada e tinham levado tudo: malas, cachês dos músicos e passaportes. Dizem que só no Brasil tem ladrão, mas aqui também tem!”

Primeiro: como alguém deixa o passaporte dentro de um carro? Pelamordedeus! A segunda coisa que eu penso quando vejo uma notícia assim é que brasileiro - e carioca, principalmente - tem mania de achar que na Europa não tem ladrão. Estamos sempre tão acostumados com a violência e as malandragens do Rio que chegamos em cidades como Roma e Paris e relaxamos totalmente.

Conheço várias histórias de furtos na Europa. E já vi furtos acontecerem na minha frente, sem que nem eu ou ninguém percebesse. O último caso foi o de uma amiga querida que mora em Londres - e eu não acredito que ela seja desligada com essas coisas. Mas foi o caso clássico: estava numa loja experimentando um sapato e descuidou da bolsa por um segundo. Pronto, já era. Muitas vezes são crianças, senhoras ou mulheres com carrinhos de bebê - e que não têm a mínima pinta de suspeitas - que cometem o crime. Há alguns anos vi uma argentina entrar em desespero ao ter a bolsa furtada - com o passaporte dentro - em um McDonalds de Paris. A última pessoa que lembrávamos ter sentado perto da mesa dela era uma mulher idosa, que havia ido embora minutos antes.

Eu acho que às vezes não tem jeito mesmo. Quando um ladrão te ameaça, não há o que fazer. Mas muitos furtos podem ser evitados com cuidados simples, como nunca pendurar a bolsa na cadeira do restaurante e sempre desconfiar de pessoas que se aproximam dizendo que acharam dinheiro no chão e que pode ser seu - basta você abrir a carteira pra checar que já era. Mas de repente o primeiro cuidado quando se está no exterior é não dar uma de Neguinho da Beija-Flor e achar que só existe ladrão no Brasil...

1 comment: