Sunday, June 28, 2009

Happy Pride!

Hoje é Dia Mundial do Orgulho Gay (ou, pela sigla politicamente correta, LGBT - lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). E hoje foi dia de Parada Gay na 5ª Avenida. Fomos lá conferir, com direito a intervalo em restaurante brasileiro na Rua 46 pra ver a vitória do Brasil no futebol.

Gostei da Parada, mas achei bem diferente das do Brasil - da de São Paulo, pelo menos. Aqui a coisa me pareceu mais organizada e com conotação mais política. Sei que depois que o povo termina de passar pela avenida rola um monte de festas, mas a Parada aqui é bem Parada mesmo, com pessoas andando e empunhando cartazes e faixas com suas causas, e políticos aproveitando para apoiar as causas. Tem espaço para tudo quanto é causa e é bem bonito ver pessoas de todas as idades desfilando todo seu orgulho. Vi desde pais (pai + pai e mãe + mãe) com seus filhotes até vovôs de cadeiras de rodas.

Outra coisa que notei é que tem menos gente fantasiada pelas ruas. Vi poucas produções criativas. No Brasil fica tudo com mais jeitão de festa. Mas valeu! O dia estava lindo - não choveu, como prometia a previsão - e o povo estava animado. E vocês sabem por que hoje é o Dia do Orgulho Gay? Eu também não sabia, mas uma matéria no Globo Online me explicou:

Trata-se do "aniversário de 40 anos da Revolta de Stonewall, quando policiais entraram em confronto com homossexuais, lésbicas e travestis num bar de Nova York. O episódio foi ponto de partida para os movimentos de celebração do orgulho gay."

Viram? Vagabond Shoes também é cultura. E Happy Pride pra todo mundo!

3 comments:

  1. Oi, é só um teste. Tecnológico. Vc precisa ver o que a Claro mandou eu fazer para acessar alguma coisa que não entendi. Se isso aqui der certo, eu conto depois.
    Beijo

    ReplyDelete
  2. Não vai escrever mais não?
    Olha o blog que eu peguei na revista de domingo do Globo:
    www.naneemnyblogspot.com
    Não sei seé bom, deis me fala
    Beijo

    ReplyDelete
  3. "Não vai escrever mais não?"

    ReplyDelete