Tuesday, July 7, 2009

UóUóUóUóUóUóUóUó

Tá na Folha de S. Paulo de ontem:

O barulho do transporte público pode prejudicar a audição de alguns passageiros. Foi o que mostrou um estudo feito em Nova York e publicado no "American Journal of Public Health". O ruído na plataforma do metrô chegou a 102 decibéis -mais alto do que o de uma motosserra. Nos ônibus, a média foi de 75 decibéis. Barulhos de 80 decibéis ou mais são potencialmente danosos. O risco é maior para quem usa transporte público todo dia e por um longo período.

Mas não foi o ruído do metrô o que mais nos incomodou até agora; foi a profusão de sirenes pela cidade. É impressionante como, a todo minuto, surge uma sirene berrando nos nossos ouvidos. Outro dia estávamos num bar, sentados numa mesa na calçada, e primeiro passou uma ambulância, cinco minutos depois veio um carro de bombeiros, e, logo atrás, um carro de polícia. Todos berrando. O Tiago sempre acha que é mentira, que eles não estão no meio de uma emergência, que é impossível ter tanta emergência assim. Eu também acho. Deve fazer parte da megalomania americana de que tudo tem que ser maior e melhor. Algo como "Ei, se temos uma sirene aqui, por que não usar?".

1 comment:

  1. Não sei se são várias emergências ou só a megalomania, mas realmente as sirenes são uma marca de NY, junto com os bueiros fumegando...
    Aqui em Londres é bem menos comum.

    ReplyDelete