Tuesday, July 14, 2009

Turistolândia


Depois de um longo e tenebroso inverno de cinco dias, aqui estamos nós novamente. No fim de semana vestimos nossa fantasia de turistas e fomos explorar a cidade.

Sábado foi dia de Brooklyn. Cruzamos a ponte a pé, com um sol dos infernos na cabeça. O bom é que venta lá em cima, então não fica tão infernal. Uma coisa curiosa daqui é que tem muito ciclista, e os ciclistas têm um instinto meio assassino. Eles vêm que vêm, e você que pule fora do caminho. Na sexta, a gente viu uma patinadora ser atropelada por um ciclista. Quer dizer, a gente ouviu o barulho, e vimos a confusão. Não sei de quem foi a culpa, mas enquanto a mulher ainda estava no chão, machucada, o cara de bicicleta ficou dando esporro nela. Ele nem ao menos desceu da bicicleta pra ajudá-la a levantar. Estávamos longe, então não dava pra ouvir o diálogo, mas eu sei que, de repente, o cara deu meia volta e saiu voando de bicicleta. o cara fugiu!!!! não acreditei. a patinadora também pareceu não acreditar, demorou uns segundo olhando pro nada, levantou de um pulo só e foi patinando atrás do cara, berrando. Um outro patinador - que depois descobri que estava com ela - também tentou pegar o ciclista idiota, em vão. Foi bem emocionante.

Bom, mas voltando à ponte do Brooklyn. A pista é dividida por uma faixa branca: o lado direito é pros andantes, e o lado esquerdo é pros ciclistas. Mas turistas não são andantes comuns. Eles não prestam muita atenção pra faixas brancas e sinalizações em geral. Então toda hora algum turista distraído ia andando distraidamente no lado dos ciclistas, e lá vinha um ciclista voador, berrando, apitando, fazendo sinais. E o turista levava um mega susto e dava um pulo pro outro lado. É meio assustador levar uma apitada no ouvido.

Chegando ao outro lado da ponte, seguimos ao nosso destino final: o Dumbo! Dumbo é um acrônimo para "Down Under the Manhattan Bridge Overpass". E "acrônimo" é uma palavra que eu fui forçada a aprender em Nova York, porque aqui tem muitos acrônimos. Tribeca, por exemplo, significa "Triangle Below the Canal" - porque é a área logo abaixo da rua Canal. Não sei se é em formato de triângulo, mas deve ser, já que o acrônimo diz que é. O Dumbo é um bairro legalzinho, com umas pracinhas na beira do rio e uma lojinha de chocolate fantástica, onde tem o melhor cookie do mundo. Sem exageros. Chama Jacques Torres Chocolate. O bom do cookie é que ele não tem gotas de chocolate, mas camadas de chocolate entre as camadas de biscoito. Então o biscoito e o chocolate se unem de um jeito único e perfeito. E eu já estou com água na boca só de escrever isso.

No domingo foi dia de Chinatown - sério, gente, 25 de Março perde. Nunca vi tanto muambeiro junto. Fugimos de Chinatown e paramos em Roma, ops, Little Italy. Little Italy é igual às ruas cheias de restaurantes em Roma, com as toalhas de mesa cafonas, as paredes com cores cafonas, os caras no meio da ruas te chamando pra entrar nos restaurantes... ai, que saudade da Itália! Então decidimos comer em Roma. Depois fomos procurar um sorvete que o Lonely Planet indica. Sério, gente, é o melhor sorvete de chocolate do mundo. Eu pedi um de framboesa e me arrependi. O de chocolate do Tiago estava fantástico. Recomendo. O lugar chama Il Laboratorio del Gelato e funciona numa janela. As pessoas fazem fila na rua.

E agora chega de fim de semana. Daqui a pouco conto da nossa segunda-feira - e vai ser neste momento que este blog irá virar um blog gastronômico.

4 comments:

  1. Oi, Lê. Fiquei um tempo sem ler os seus posts, mas tirei o atraso e li todos de uma vez. Morri de rir com os "causos" novaiorquinos. A tese do Tiago sobre a profusão de sirenes é sensacional. A história do abridor de latas, então, é a sua cara, hehehe. Morri de rir. Legal saber que tudo vai bem por aí. Tiago já começou a trabalhar à vera? Quero ler as matérias de vocês, "from NY".

    Sábado passado teve festinha de aniversário da Giulia. Dois aninhos. Seu pai e a Marta passaram por lá. Foi muito legal, vocês fizeram falta. Depois mando as fotos.

    De resto, tudo na mesma. Tô aqui nessa ralação por conta da CPI da Petrobras. Ossos do ofício.

    Beijos para você. Abraço grande para o Tiagão.

    Ricardo

    ReplyDelete
  2. Ei, ontem o crime de Law and Order foi em Tribeca!!! hahahaha
    Lê tb é cultura.

    ReplyDelete
  3. Oi primo querido, que bom te ver por aqui! Apareça sempre. E me mande as fotos da festinha. Ah, e quando nasce a minha xará?
    ***
    Pangaré, eu to doidinha pra esbarrar com uma filmagem de Law and Order no meio da rua. Se for Law and Order SVU eu morro! Vou ter que pedir pra fazer figuração. Hahaha

    ReplyDelete
  4. Ei, peraí... Dia 13 o cara aí fez trintão, e nem 'tchum'? Nem uma postági??
    PARABÉNS, MANÉ! A família Tupinambá e a família Carvão mandaram saudações!!
    Abs
    Biga

    ReplyDelete