Monday, May 10, 2010

Miroslav Tichý


Miroslav Tichý é louco. Ele é checo, tem 83 anos e vive sozinho em uma casa caindo aos pedaços em uma cidadezinha chamada Kyjov, de onde não sai por nada. Não sei quando ele ficou louco. Antes de começar a se comportar de maneira esquisita, digamos assim, Tichý estudou na Academia de Belas Artes de Praga, mas largou os estudos pela metade, abandonou a pintura e passou a andar pela cidade observando seu cotidiano e tirando fotos (muitas fotos) de seus habitantes. Ele andava com um casaco todo rasgado e remendado, barba comprida e tinha sempre nas mãos câmeras que fazia sozinho. Tichý fazia suas câmeras com sucata e polia as lentes com pasta de dentes e cinza de cigarro. Algumas pessoas da cidade tinham medo dele, outras achavam que ele apenas fingia que tirava fotos. Algumas vezes Tichý foi preso e passou períodos em um hospital psiquiátrico.

Reza a lenda que, alguns anos atrás, um psiquiatra cuja avó morava em Kyjov voltou à cidade e visitou o velho. Ao entrar em sua casa, levou um susto com a quantidade de fotografias sujas e manchadas espalhadas pelo chão, mas viu ali obras de arte. Este psiquiatra criou a fundação Tichý Oceàn, fez um documentário com o fotógrafo e tornou-o conhecido. Há, porém, uma outra versão, contada por uma mulher que passou a cuidar de Tichý depois que sua mãe morreu. Ela diz que o psiquiatra é um aproveitador e que o fotógrafo nunca teria lhe dado permissão para as exposições. Mas esta já é outra história...

Voltando às fotos, elas são, em sua grande maioria, de mulheres e meninas. São, muitas vezes, desfocadas e mal recortadas. Mas são fascinantes. Eu conheci Tichy - não ele, porque teria que viajar a Kyjov, mas seu trabalho - há poucos dias, em uma exposição no International Center of Photography aqui em Nova York. E fiquei intrigada com ele, com sua loucura e com sua genialidade. Suas fotografias foram expostas na Bienal de Artes de Sevilla, em 2004, e no Centre Georges Pompidou, em Paris, em 2008, e esta foi sua primeira mostra em um museu americano. No documentário que acompanhava a exposição - que acabou no domingo, sinto dizer - Tichý diz que fotografar nada mais é que pintar com luz.

2 comments:

  1. eu vi a expo dele no pompidou. é lindo o trabalho. e o icp é sonho de consumo.

    ReplyDelete
  2. sempre lembro de vc quando passo por lá...

    ReplyDelete