Monday, May 17, 2010

Gramercy, o não-parque

Adoro parques, praças e gramados em geral. E Nova York é cheia de gramados acolhedores. Gosto quando, num domingo de sol, os gramados ficam alegres, cheios de gente com -pouca - roupa colorida, gente com seus cãezinhos de estimação, gente lendo, fazendo piquenique, batendo papo, jogando frisbee... tem um povo que se anima de jogar futebol americano, mas isso eu já não gosto não, porque sempre fico com a impressão de que a bola vai, a qualquer momento, voar na minha cabeça. Nunca voou, mas eu ainda acredito que um dia ela chega.

Eis que hoje leio no jornal que existe um parque em Manhattan, chamado Gramercy Park, que é fechado. Dizem que é um parque lindo, mas só pode saber quem mora em torno dele, ou tem algum amigo que mora e é convidado. Ainda assim, cada morador só pode levar no máximo 6 convidados. A matéria do jornal dizia que um frequentador do parque está em pé de guerra com o pessoal responsável pela administração - ele não reivindica que o Gramercy seja aberto ao público; ele quer simplesmente que as regras de uso sejam menos rígidas. O último problema dele com o "conselho" - sim, já houve vários - foi a ideia de levar um grupo de 20 alunos de arquitetura e história da arte da Universidade de Columbia para conhecer o parque. No dia seguinte, ele recebeu uma mensagem repreendendo sua atitude, com direito a foto do "flagrante".

Quando comecei a ler a matéria, estava achando um absurdo o parque ser fechado. Ele funciona basicamente como um clube. Cada morador - ou melhor, cada família - do entorno tem direito a uma chave - desde que pague 350 dólares anuais por ela. Os proprietários dos terrenos em volta do parque pagam uma taxa de 3 mil dólares por ano para manutenção. Depois de tudo isso, vamos às regras: nada de animais de estimação, nada de frisbees ou bolas, nada de álcool, nenhum tipo de evento musical ou teatral que não seja organizado pelo "conselho". Noivos podem tirar fotos para o álbum de casamento, mas nada de convidados. E, na minha opinião, a pior regra de todas: nada de pisar ou sentar nos gramados. Ó que triste. Perdi completamente a vontade de conhecer o Gramercy e sua grama intocável.

(Na foto, o gramado na frente da nossa casa, onde pode pisar na grama - e jogar frisbee!)

No comments:

Post a Comment