Wednesday, May 19, 2010

HipsterWorld


Há algum tempo eu queria conhecer Williamsburg. Minha amiga Elza, quando tomou posse do meu sofá-cama no início de abril, falou que tinham falado pra ela que tínhamos que conhecer Williamsburg. Acabou que, coisa demais pra conhecer em Nova York, não deu tempo, para a tristeza de Elza. Aí outro dia um moço que eu entrevistei pra uma pauta sobre a cidade citou Williamsburg como um lugar muito legal, com bares, artistas e, ele ressaltou, hipsters. Hip-o-que?, pensei - mas não perguntei, pra não perder a pose.
No último fim de semana, decidi que íamos conhecer o bairro - que, ainda não contei, fica no Brooklyn. Abri nosso querido Lonely Planet e lá estava Williamsburg (que para os íntimos é conhecido como Billyburg) e seus bares. Novamente, os hipsters eram citados. Eu, como não sou muderna, não sabia, como vocês já devem ter notado, o que eram hipsters. "Diz que tem muito hipster lá em Williamsburg", falei pro Tiago, que é menos muderno ainda. "Que isso?", foi a resposta. E passamos nossa tarde em Williamsburg decifrando os hipsters - quase assim um passeio antropológico.

Pra princípio de conversa, os hipsters, ao contrário de mim e do Tiago, são obviamente mudernos. Eles usam óculos Ray-Ban - muitas vezes com aro colorido -, calça beeem justa, cabelo com cara de que não é lavado há uma semana, às vezes chapéu. Até que eu gostei dos hipsters. No fim da tarde, achamos uma mini praça onde o povo vai ver o por do sol, e lá estava uma banda hipster gravando um clipe hipster. Alguns hipsters apareceram com suas bicicletas vintage, outros com seus vinis na mão - eles gostam de comprar vinis, notamos isso.

E o bairro tem realmente um clima legal. Era sábado, estava um dia bonito de sol e as ruas estavam cheias - de hipsters e, em menor número, de não-hipsters. Fomos na maior praça da região, a McCarren, onde vimos hipsters jogando bocha - não sei se é um esporte popular entre o grupo, mas acho que foi a primeira vez que vi pessoas da minha idade jogando bocha. Aliás, acho que nunca, na minha vida, escrevi a palavra bocha. Espero ter escrito certo.
Aí, só pra não deixar este post sem uma base, digamos assim, mais sólida, fui ao Santo Google ver o que significava hipster, e achei que é um povo que valoriza o pensamento independente, a contracultura, o progressismo político, a arte, a criatividade e a música indie. E, no quesito moda, gosta de tudo isso que eu botei aí em cima. E se você quiser achar um hipster, basta ir a Williamsburg. Ah, e na minha pesquisa internética achei esse site (clique aqui) com fotos de cães hipsters fofos.

A fotinha é de uma camiseta hipster que o Tiago achou num brechó em Billyburg - não, ele não estava no brechó por livre e espontânea vontade...

4 comments:

  1. Pôxa, faltou eu nessa aventura antropológica!

    Moço comprou a blusa? Fiquei na dúvida, rã.

    ReplyDelete