Saturday, October 3, 2009

To be or not to be


Esta semana fomos ao teatro ver Hamlet. Hamlet! Em inglês! Não sei onde eu estava com a cabeça quando corri para comprar os ingressos... Ah, sim, lembrei: estava com a cabeça no Jude Law. O Jude Law é lindinho, né? E ele interpreta o Hamlet. Foi isso. Eu até queria comprar ingressos bem na frente do palco, mas custavam 100 doletas a mais e o marido me olhou de cara feia.

A peça é boa. Digo isso porque devo ter entendido uns 30% dos diálogos e ainda assim saí do teatro satisfeita. E isso depois de 3 horas e 10 minutos sentada em uma poltrona minúscula sem espaço para mexer as pernas. Era tão apertado que, se eu espirrasse, seria ejetada da cadeira. Sem exagero.

Gostei muito do cenário e da iluminação. E dos figurinos, que eram super usáveis. Fiquei de olho nas calças da rainha. Lindonas. Os atores também eram bem bons. O único porém era a moça que interpretava Ofélia, a amada de Hamlet. A pessoa tinha uma voz tão esganiçada que irritava. Em determinado momento, ainda botaram a pobre coitada pra cantar. Não deu: passei a torcer, em silêncio, pra que Ofélia morresse logo.

Também contribuiu pra eu gostar da peça o fato de eu gostar da história. A história é bacana, né? Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Seu pai morre e seu tio, além de virar rei, ainda casa com sua mãe. Ohhh! Aí o fantasma do pai de Hamlet aparece e conta que foi assassinado, com veneno! Ohhh! Então Hamlet, que já tava meio pau da vida com o tio ter casado com a mãe, arma um plano pra desmascará-lo e provar que ele é o assassino. Como ele faz isso? Ele encomenda uma peça de teatro contando a historinha da morte do pai e espera pra ver a reação do tio. E aí começa todo o drama. Resumindo, acho que é isso. Eu gosto. Gosto principalmente da hora da peça, em que o tio-rei começa a ficar tenso. Fico tensa junto.


A fotinha é de Johan Persson, do New York Times

4 comments:

  1. e a análise Luz & Cena da peça?

    muito bem!

    ReplyDelete
  2. Lê, você provou que é boa jornalista. Conseguiu resumir Hamlet em dez linhas.
    Tô orgulhoso da minha priminha.

    Beijo.

    PS: Fiquei imeginando como eu conseguiria sentar na tal poltrona, com esse meu tamanho, digamos, acima da média.

    ReplyDelete
  3. Ops, é "imaginando", of course...

    ReplyDelete
  4. rico, sentiu o poder de síntese, né?

    e você não caberia de jeito nenhum. ia ser um problema.

    elza, levo jeito? haha

    ReplyDelete