Monday, January 11, 2010

I see dead trees


Hoje vou tratar de um assunto muito sério: a matança das árvores de Natal. Confesso que achei bonito quando, em dezembro, vi o comércio de pinheiros. "Ó o espírito de Natal", pensei, ao passar pela calçada com cheirinho de floresta por conta das árvores verdinhas que esperavam para ser adotadas - por uma módica quantia - para abrigar os presentes de uma feliz família americana. E lembrei com desdém das árvores de plástico que compramos nas Lojas Americanas e que duram anos e anos, sempre iguais, sem cheirinho de floresta.

Mas o Natal passou, companheiros, e com o Ano Novo chegou o Dia de Reis, conhecido também como dia-de-desmontar-a-árvore-de-Natal. Tirando um vizinho do prédio aqui da frente que resolveu transformar seu pinheiro em parte permanente da decoração da sala, não vejo mais luzinhas nas outras janelas. E eis que me deparo com este cenário desolador nas ruas: dezenas de árvores empilhadas nas esquinas à espera da coleta de lixo. Triste, muito triste. Os pinheiros, agora não tão verdinhos, usados e gastos, tiveram apenas algumas poucas semanas de atenção de suas famílias adotivas. Cumpriram sua missão na Terra e agora são jogados sem piedade no lixo. Ó, Deus, tenha piedade!

Ok, mas falando sério: passei a ter mais respeito pelas árvores de plástico das Lojas Americanas.

5 comments:

  1. OK, vou avisar o Tiago que, se algum dia ele pensar em te dar rosas, que te dê de prástico mermo.
    Bjbj

    ReplyDelete
  2. Podemos começar uma campanha contra esse terrível costume americano. E incluir tb: fast food, envio de jovens para a guerra, grosseria de garçons e maitre do Carlyle...
    Beijo,
    A MÃE

    ReplyDelete
  3. Que Marcelo é esse aí do alto. É o nosso compadre?
    Ele escreve para vc e não nos dá a mínima bola.

    ReplyDelete
  4. É o Marcelo Onaga, o japonês paraguaio amigo do Tiago e da sua filha.
    Bjs e feliz ano novo

    ReplyDelete
  5. po, mãe, implicou com o Marcelo errado...

    Onaguito, avisa pra ele me dar rosas de chocolate! hehe.

    ReplyDelete